Todo dia, é dia de Indio...

...Como já dizia Baby Consuelo, "Todo dia é dia de Indio", e não sómente o dia 19 de abril.


Foto: Italo Setti
Quando era criança, me lembro de todos os desenhos que pintei nesta data, já falei isso em outro post. Mas o que mais me irritava era o apelido carinhoso que meu irmão colocou quando eu era criança: "Xingu".
E por acaso isso é la apelido em se colocar em uma garota... afff
Mas o "Dé" era assim mesmo, tinha um humor negro e adorava tirar sarro de mim, eu era alvo de tudo, porque a Teka, ela passava mal, era muito irritadinha e não podia passar nervoso, sobrava pra quem?

Foto: Italo Setti
Me lembro de odiar esse apelido, até chorava. 

Eu tinha o cabelo liso, bem preto mesmo, a pele morena, mas daqueles tons de indio mesmo, uma carinha redonda, olho puxadinho, todo mundo perguntava se eu era india. Ainda mais porque os filhos da minha Madrinha eram branquinhos, então minha cor era mais intensa. 
Graças a todos os meus surtos de piolho, em uma das vezes que fui morar com minha mãe, ela fez o favor de pedir para uma vizinha (era uma velha, caolha... dava um medo) cortar meus longos cabelos, pois não tinha tempo de cuidar. E a velha fez o favor de cortar tipo tigela, com franja e tudo.
Foto: Italo Setti

Quando voltei para a casa da minha madrinha, toda tosada, o "Dé" inventou esse apelido carinhoso.
Tinha trilha sonora e tudo: "Xingu tananam, Xingu tananam..."

Essa porcaria de música ficava martelando na minha cabeça, eu abria o bocão. Aliás era o que eu mais sabia fazer quando criança, chorar. Chorava tanto, por tudo... Mas isso já é história para outro post...

Continuando... Cresci com isso, essa comparação indigina na minha vida. Mesmo assim meu primeiro contato espiritual com esse povo foi diferente:


Foto: Italo Setti

Estava eu conversando com uma amiga de escola, quando um homem passou e nos encarou, ela pelou de medo, daqui um pouco ele volta e diz:

Homem - O seu indio tem um recado para você.
Euzinha - Quê?!?!
Homem - Ele disse que tem um recado pra ti dá, e sempre estará contigo.
Euzinha - Quê ?!? Olha moço, que história é essa de indio?



Foto: Italo Setti

 Bom gente, resumindo, liguei para um amigo, que muito bem intencionado me  indicou um local para ir, que ele nem conhecia, mas que passava de onibus todos os dias em frente. Como assim não conhece, vai me colocar em roubada, viu?? (disse pra ele)

Fiquei meio pé atrás e fui, oras bolas, tinha que ver qual que era.
Escolhi um dia aleatório, e a minha surpresa foi tamanha quando todos os médiuns da casa estavam com penachos de indio e afins, era uma gira de Caboclo.

Nem preciso dizer que comecei a frequentar o local, e frequentei por um bom tempo, meu "Indio" me levou até lá. E não é que eu tinha um indio mesmo. Então posso dizer que todo mundo que chegou até lá por mim, ou atraves de mim, tem um dedo do meu "Indio" nesta história.


Mas como nada é eterno na vida e tudo apenas faz parte do caminho, não estou mais neste local. 
(Assunto também que ficará para outro momento, se ficar. Não gosto muito de falar nisso, mas tive que mencionar, pois faz parte do meu caminho, é fato.)




Imagem: Filipe Nery

Hoje acredito que meu "Indio" sempre esteve ao meu lado, sempre.
Ele é como esse indio da foto, então acho que a "brincadeirinha" do meu irmão, no fundo tem algum fundamento.

2 comentários:

FILIPE ARRUDA disse...

Obrigado pela divulgação do meu trabalho! Parabéns pelo seu blog e pela gratidão aos povo indigenas !

Abraços

Filipe Arruda

WWW.filipearrudaartes.blogspot.com

FILIPE ARRUDA disse...

Obrigado pela divulgação do meu trabalho. Parabéns pelo seu excelente blog e pela valorização dos povos indígenas !

Abraços

Filipe Arruda

Greenpeace