Saudades...


Foto da festa de Xango, em Junho/2010 - Tatá Percio com seu irmão Babalorixá PC d'Oxumare.


Faleceu na madrugada do dia 14/12/2010 nosso querido Babalorixa Tatá Percio d'Airá, do Ilé Alákétu Asè Airá, localizado no bairro Batistini, em S. Bernardo do Campo.
Me lembro da primeira vez que fui ao Batistine, quando o pai Carlinhos me perguntou se queria também jogar buzios, respondi que sim, afinal de contas não é sempre que estou do lado de Tata Persio.

E joguei, e ele me revelou coisas que mudaria minha vida, e mudou...

Imagino que não seja somente a minha vida que ele mudou. Muitas pessoas passaram por aquela mesa de búzios.

Sentiremos imensa saudades do nosso querido pai.

Me lembro na festa de Ibeji a preocupação com as crianças da comunidade, o almoço em que recebeu centenas de crianças, depois a festa com distribuição de doces e brinquedos.
No discurso, lembrou da importancia de presentear aquelas crianças, que para muitas era o único presente que iriam receber.
Vi mães emocionadas por ver seus filhos ganharem um presente, vi olhos e sorrisos felizes de crianças.

Mas não era somente isso, foi apenas um pouquinho do que ele fazia, e que eu presenciei.

Agradeço a Orixá por ter permitido passar momentos com esse grande homem, agradeço a Orixá pela vida dele. Mas Airá precisou que seu filho estivesse com ele, e ele nos deixou.

Deixou saudades, mas deixou muita sabedoria. Aliás uma ebome da Banhia, que sentei ao lado no velorio, me falou  que todos os mais velhos dizem que o menino Percio, é muito sábio, no que diz respeito ao Orixá.

O enterro foi emocionante, não que eu tivesse visto, pois meu Orixá veio homenagear Babá Tata, mas quando voltei, pude contemplar uma multidão vestida de branco, com a dor estampada no olhar.

Eu prefiro pensar que Babá Tata Persio, apenas foi fazer uma viagem, foi ao encontro de Airá, e estará nos olhando lá de cima.

Meus sinceros sentimentos a toda familia Batistine, em especial a Mãe Luizinha de Nanã, que eu amo e sua filha Mãe Daniela de Osun, doce e sempre atenciosa.

Airá na sua festa em Junho/2010 - KaoKabecilê!!!

2 comentários:

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Oi querida passei pra te desejar um lindo Natal com muito amor e muitas felicidades com carinho leila

Mário disse...

Boas Festas
abraço
Ferradela

Greenpeace