Receita da fortuna



Quem nunca ouviu falar do "Nhoque da Fortuna" que atire a primeira bolinha de massa.

Dia desses fui no dia 29 almoçar com a familia e foi lembrando sobre essa história. Simpatia, crendice popular, não importa o nome que você queira dar, na dúvida eu prefiro fazer, porque se nada acontecer pelo menos eu comi um almoço gostoso, mas e se acontecer. De quebra fica uma ótima dica para reunir a familia e amigos nesse friozinho de Junho. (Só lembrando que pode ser feito em qualquer mês, desde que seja no dia 29)

Então vamos falar um pouquinho sobre a história do nhoque e entender direito como e quando realizar essa simpatia gastronomica calórica, ou melhor, Simpatia da Fortuna:


Conta a lenda que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.



Por isso as pessoas que acreditam repetem a receita do Nhoque da Fortuna mensalmente sempre no dia 29 .


Para fazer a simpatia basta colocar uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente.
Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.
Faça como achar melhor, seu coração indicará o que fazer com a nota.


Agora vamos a receita do nhoque:

 Massa:
1kg de batata cozida
1 ovo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) queijo ralado
Sal a gosto
1 colher de sopa de sal grosso para o cozimento

 Modo de preparar:
 
Cozinhe as batatas, descasque e reserve ate esfriarem, em seguida passá-las no expremedor de batatas 
Acrescente o sal, o queijo ralada o ovo,  misture bem 
Depois comece a acrescentar a farinha de trigo 
A massa deve estar quase desgrudando da vasilha(não é ponto de pão), essa massa fica parecida com a de pão de queijo 
Coloque em uma panela grande água e uma colher de sopa de sal grosso e misture, mantenha no fogo médio 
Agora forre a mesa com farinha e va fazendo os rolinhos, depois corte os pedacinhos e jogue na agua, quando eles boiarem estão prontos 
Retire com uma escumadeira e coloque eu um escorredor de macarrã
Sirva com o molho de sua preferência.

Dica: Como absorve mais facilmente os líquidos, é melhor cozinhar as batatas com casca e, para evitar que estoure, deve ser colocada em água salgada e fria, e levada ao fogo baixo, tampada, onde cozinhará por mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho.





Nenhum comentário:

Greenpeace