Quem conta um conto, aumenta um ponto...

Primeiro eclipse solar de 2011

Aconteceu hoje, o primeiro eclipse solar do ano.
Infelizmente nem chegou perto do Brasil, mas graças á internet, podemos ver lindas fotos que roub, ops, peguei no http://www.ig.com.br/


******************************************




 O primeiro eclipse solar parcial de 2011 começou nesta terça-feira, pouco depois do amanhecer, na África do Norte e na Europa.


O cone da sombra que a Lua cria ao passar ante o Sol tocou a superfície da Terra primeiro no norte da Argélia, às 04H40 de Brasília, antes de se deslocar para o leste e permitir que a maior parte da Europa observe o fenômeno.


Os habitantes do Cairo, Jerusalém, Istambul e Teerã também tiveram a possibilidade de ver o eclipse.


O fenômeno também foi visto na Rússia Central, Cazaquistão, Mongólia e noroeste da China, regiões do mundo onde acontecerá na hora do pôr do sol.

O eclipse terminou quando o cone de sombras abandonou a Terra, às 09H00 GMT (5h no horário de Brasília).

==> Os eclipses solares são fenômenos que acontecem quando a Lua transita entre a Terra e o Sol.
São totais quando os três astros ficam perfeitamente alinhados e a Lua oculta completamente o sol; anulares quando a Lua ocupa o centro do Sol e deixa ver suas bordas; e parciais quando parte do disco solar permanece visível, como se tivesse sido mordido.
Quatro eclipses solares parciais e dois lunares totais estão previstos para 2011, uma rara combinação que acontecerá apenas seis vezes ao longo do século XXI.

Nenhum comentário:

Greenpeace